Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.7.10

Youth without youth – uma segunda juventude


No principio era o verbo.

Dominic Matei é um estudioso cujo objectivo é encontrar a origem da linguagem. Ao atingir a velhice, e ciente da impossibilidade de atingir esse objectivo, pelo qual abdicou tudo e todos, inclusive o seu grande amor, Dominic vive a mais traumática e extraordinária das experiências: tem a oportunidade de viver uma segunda juventude.

Dotado desta oportunidade, resta saber como se vive a juventude quando em posse da maturidade e sabedoria da velhice: que opções se tomam, que sonhos se seguem, que sacrifícios se fazem. Será que a maturidade nos impele para os mesmos erros ou nos permite fazer novos?

Este filme fala de buscas e dos caminhos que se percorrem, em detrimento de outros, para se atingir os objectivos, que julgamos essenciais. Esta busca pela origem da linguagem, da comunicação, da palavra primordial, logo divina, capaz de criar, deixa-nos com a convicção de que apenas a linguagem do amor justifica todas as opções e todos os sacrifícios. Mesmo que o homem pudesse ter acesso à linguagem divina, nunca teria capacidade de compreender toda a sua magnitude e abrangência. A linguagem do amor é a única universal e feita à sua medida.

Sem comentários:

Enviar um comentário