Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

7.1.09

A soma dos dias, I. Allende

O meu primeiro contacto com o trabalho de Isabel Allende, e que se deu em dois tempos, foi através do incontornável A Casa dos Espíritos. Num primeiro, iniciei a leitura mas não passei das primeiras páginas. Cerca de um, dois anos depois, li-o de fio a pavio e gostei bastante. Se a memória não me falha, foi o meu primeiro contacto com o realismo fantástico sul-americano, que me cativa pelo modo como mescla crenças pagãs, fervosidade religiosas e a descrição realista de ambiências e realidades.

Há cerca de 4 anos, li o Bosque dos Pigmeus. Considerei alguns elementos interessantes, mas no geral transmitiu-me uma ambiência demasiado pueril, que atribui ao facto dos protagonistas serem adolescentes. Através desta Soma… descobri que realmente o livro foi concebido para um público juvenil, o que me leva a constatar que as minhas capacidades de análise literária são aceitáveis.

Esta soma … é um relato autobiográfico que segue o período posterior ao relato de Paula, livro igualmente autobiográfico em que Allende regista a experiência familiar em redor da doença e morte da filha Paula.

Para além do relato de alguns acontecimentos familiares que nos permitem perceber diversas dinâmicas e realidades pessoais, é interessantes perceber as técnicas de construção literária da autora. Allende relata como chegou aos temas históricos abordados na sua obra, o modo como algumas personagens foram construídos, o modo como lida com a adaptação cinematográfica da sua obra, e também como se efectua a promoção de marketing da mesma.

Foi igualmente interessante perceber que tinha lido o livro O Plano Infinito , do qual já não tinha qualquer recordação, mas que, ao longo dos capítulos em que a sua concepção e elaboração é abordada, fui gradualmente resgatando dos baús da memória.

Foi talvez o que mais me marcou nesta leitura, porque nunca me tinha apercebido do completo esquecimento de um livro. Com filmes já me tinha acontecido, mas com livros não e fez-me pensar que outros livros poderei ter obliterado da memória e se alguma vez ela emergirá.

Sem comentários:

Enviar um comentário