Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

22.1.09

Diálogo significativo

- acho que devíamos sair com outras pessoas.
- isso significa o que estou a pensar ou significa que queres alargar o nosso grupo de amigos?
- o que é que estás a pensar?
- primeiro, penso que não sou idiota para merecer essa pergunta. Depois, penso que significa o mesmo que significa nos filmes.
- pois…
- pois? Vá, continua. Mereço mais do que um pois. Muito mais.
- claro que mereces, não é isso que está em causa.
- realmente não é. O que está em causa é que a nossa relação já não te satisfaz.
- não é isso.
- se não é isso, é o quê? E, por favor, não me venhas com o: não és tu, sou eu. Não me convence. Nunca me convenceu. Nem nos filmes.
- é uma desculpa lamechas, é verdade. Mas e se a culpa for realmente minha? Não há outra maneira de o dizer, pois não?
- talvez não haja muita volta a dar na gramática. Mas há com certeza muitas opções a seguir e somos os dois suficientemente inteligentes para saber que não será ver outras pessoas que vai resolver qualquer problema que tenhamos. E é isso que me ofende, que me tomes por uma pessoa crédula e ingénua.
- preferes que acabe tudo aqui e agora, mesmo sem saber se é isso que quero?
- não. Quero que me digas com sinceridade que o nosso nós já não te satisfaz. Prefiro até o cliché de precisares de um tempo. Às vezes precisamos mesmo de tempo para nos ouvirmos no meio de tudo o que é a nossa vida. Mas não acredito que terceiras pessoas vão resolver seja o que for. O que farão é alargar ainda mais a distância que sentimos e alarga-la de tal modo que depois já não há volta a dar. E eu acredito que ainda estamos muito próximos para percorrer essa distância e não estou na disposição de a aumentar.
- tens mais coragem do que eu.
- coragem?
- às vezes os pequenos passos são os mais difíceis.
- eu sei.
- claro que sabes. É uma das coisas que simultaneamente me atrai e me amedronta em ti: as tuas certezas.
- nem sempre tenho certezas.
- tens mais do que eu. Isso é bom. Sabes o que queres e lutas por isso.
- tento, sim. Isso, sim.
- acreditas em nós? Ainda acreditas em nós?
- sim, acredito.
- pode não parecer, mas também acredito. Tenho dúvidas, receio, mas acredito. Ajudas-me a ultrapassa-las?
- vou fazer o meu melhor por isso. Só preciso é que, sempre que tiveres dúvidas e medo, venhas ter comigo. Tal como espero poder contar contigo quando sentir medo e insegurança. É contigo que quero estar.
- não sei se vou estar à altura.
- acredito em ti.
- bem, então está decidido.
- decidido?
- não saídas com outras pessoas para ninguém.

Sem comentários:

Enviar um comentário