por Paulo Lages
“ ... o essencial de uma obra artística é ela ser comunicativa, ..., é ela desencadear no seu leitor, ..., um processo que é também activo e criador. Para o artista, a obra criada é um momento de condensação e de consumação da actividade criadora; para o destinatário ... é o começo de uma nova actividade.”[1]
Ou seja, o autor defende que a arte, seja sob a forma de literatura ou não, é sempre um ponto de partida, pois “da arte sabemos só que não volta ao príncipio.”[2]
Na sua apresentação sobre Animação à Leitura, Paulo Lages apresentou a seguinte proposta de definição: “actividade de carácter lúdico com o objectivo de criar, com recurso a meios expressivos, um contexto original que suscite, favoreça e adeque a leitura partilhada de uma obra.”
Ou seja, obriga-nos a repensar o modo como encaramos a literatura, que deixa de ser um ponto de partida e se torna o objectivo a alcançar, o ponto de chegada. Isto coloca-nos a questão: como chegar a uma obra? Ou, melhor, que estratégias desenvolver para levar alguém a uma obra? Mas estas não são as únicas questões que a animação à leitura induz. A animação, enquanto parte do objectivo mais vasto de promoção à leitura, suscita ainda outras questões: Será suficiente apenas apenas sugerir leituras? Será necessário dotar o leitores de novas competências?
A promoção à leitura não apresenta fórmulas estanques de leitura, pois “não há uma única forma de ler bem,...”[3] Aliás, o objectivo da promoção à leitura é suscitar o prazer ou a curiosidade da leitura e consciencializar o interlucotor que a leitura é para “ponderar e reflectir.”[4] Assim, como salienta Paulo Lages, suscitar a leitura passa por preparar um espaço e conquistar tempo para a mesma.
Na sua apresentação, Paulo Lages revelou algumas das suas técnicas desenvolvidas neste âmbito, o que foi bastante relevante. Mas mais relevante ainda, foi consciencializar para necessária mudança de prespectiva em relação há literatura quando se desenvolver alguma acção nesta área: há que chegar a ela e não apenas partir dela.
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