Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

21.6.08

A Monografia Local

São várias as problemáticas, virtualidades e desafios com que um tipo de pesquisa como a Monografia Locai se debate actualmente.

Dentro das problemáticas, salienta-se a tendência para a utilização deste tipo de trabalho como uma memória com utilidade pública, utilizada como modo promocional, por exemplo a nível autárquico, de determinada região, carecendo por vezes de imparcialidade de análise dos factos apresentados. Sendo por vezes este tipo de trabalho uma encomenda com fins específicos, apresenta apenas uma perspectiva única e não obedece a uma correcta pesquisa e exposição metodológica.

Mas apesar de alguns aspectos negativos, as monografias locais, muitas vezes levadas a cabo de boa fé por locais não profissionais nesta área, são instrumentos de preservação da memória que apresentam uma demonstração de vivência de espaço incapaz de ser captada por profissionais não locais. E mesmo quando são trabalhos “amadores” menos bem conseguidos, não é de descurar a sua importância para trabalhos futuros de maior profundidade de pesquisa e com outros métodos de análise.

Mas, mais importante do que observar as problemáticas e virtualidades, é relevante perceber as novas potencialidades que actualmente se apresentam e possibilitam este tipo de investigação. Primeiro, a nível de recursos, a proliferação e disponibilização de arquivos digitais e de conteúdos bibliográficos permite o acesso de informação a um maior leque de público. Também o contributo de novas fontes de informação como a iconografia, em particular a fotografia e o registo audiovisual, tem permitido novas abordagens aos quais se podem igualmente juntar os novos olhares advindos da arte, como literatura, e da cartografia, por exemplo. Igualmente relevante é a nova multidisciplinaridade que actualmente reveste este tipo de pesquisa e a necessidade de criar equipas com elementos das mais variadas áreas.

A monografia local é um relevante trabalho de investigação para a historiografia e para a compreensão de dinâmicas internas nacionais, daí que não deve ser descurada nem pelos meios académicos, nem pelos poderes, quer autárquicos, quer centrais.

1 comentário:

  1. Uma temática interessante, deve ser muito interessante este tipo de estudos sobre o poder local
    Beijo
    Pipas

    ResponderEliminar