Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

5.6.08

crónica de uma morte anunciada


Como o nome indica, este é o relato de uma morte anunciada, ou como o narrador frisa “morte mais anunciada que esta nunca houve na história”. De tal modo, que parece incrível como é que a mesma se concretiza sem que ninguém realmente tente evitá-la e “obrigando” os seus perpetuadores a leva-la a cabo. Temos aqui o relato o mais “sincero” e explicito possível da apuração dos factos e do que correu mal no impedimento desta morte, relembrando a máxima de que “para que o mal triunfe, basta que os homens de bem nada façam”. E neste caso, os homens de bem, na sua incredulidade, na sua incapacidade para ver não o mal, mas o erro, foram capazes de permitir um crime horrendo.

3 comentários:

  1. Eu sou um apaixonado pela literatura hispânica, nomeadamente a sul-americana, como tal, é natural que o Gabriel García Márquez, como um dos maiores nomes dessa literatura, seja um dos autores mais lidos e apreciados por mim.
    Este livro em questão, é delicioso, com um conjunto de situações tão estranhas, tão inconcebíveis que se torna numa história tão absurda e curiosa, mas ao mesmo tempo bem escrita, que nos prende até ao fim, para saber qual o desfecho.
    É claro que para mim os "100 anos de solidão", são a sua obra prima, um livro de referencia que aconselho a toda a gente a ler.
    Beijo
    Pipas

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito de Gabriel Garcia Marquez, mas nunca li esta obra. :(
    Já vi há muitos anos o filme baseado nesta obra e achei-o muito bom.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo3/2/12 17:50

    Alguém sabe o porque de na capa estar contida uma flor? qual a relação desta com o livro? Agradecia que me respondessem é urgente! Eu li o livro e adorei e agora vou apresentar e tenho que fazer a análise dos elementos paratextuais mas não entendi a relação da história com a imagem ;D

    ResponderEliminar