Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

26.9.07

Domingo à Tarde, Fernando Namora


Ruy de Carvalho no papel de Dr. Jorge, 1965

O meu primeiro contacto com Namora foi através da televisão com Retalhos da Vida de Um Médico, do qual ainda retenho a voz de Carlos do Carmo a cantar a música do mesmo nome.

Aqui há uns anos adquiri a sua obra completa que o Círculo de Leitores editou. Tempos depois li a Casa da Malta por completo e ainda excertos de Retalhos e de Deuses e demónios da Medicina, um interessante trabalho sobre o contributo dado por vários homens ao longo da história para a evolução da ciência médica e a partir do qual é também possível ver uma evolução do pensamento e costumes humanos.

Este Domingo à Tarde relata a história de um médico especialista em doenças terminais, no que hoje se diria de cuidados paliativos, mas que pese embora a sua especialização é tudo menos entendido nessa grande ciência que são a sensibilidade e as relações humanas.

O Dr. Jorge acompanha os seus doentes mas nunca se envolve e nunca se mostra tocado pela sua fragilidade. Até conhecer Clarisse, que o vai desafiar a conhece-la e com quem vai partilhar os seus últimos dias e experimentar uma série de sensações e sentimentos até desconhecidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário