Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

1.5.07

Conta-me Com Foi…

Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Acompanhar esta série tem sido bastante prazeiroso. Não só pela óbvia qualidade de produção em que cada pormenor é rigoroso e tudo conta, como pelo tom leve e cómico sem moralismos, realmente apenas de retrato se um período, como pelo relembrar das referências.

E este é realmente um grande triunfo da série: apelar a todas as referências de quem viveu a época e que faz com que todos nós nos revejamos naqueles personagens, em maior ou menor grau.

A acção tem lugar em 1968, ano escolhido pelos vários acontecimentos mundiais acontecidos e em que cada uma dá o mote ao episódio influenciando directa ou indirectamente a vida das personagens. 68 foi realmente um ano importante, inclusive na minha família, pois nasceu o meu irmão Luís. Eu nasci mais tarde, em 76, no entanto, reconheço muitas das referências, nomeadamente na caracterização e caricatura das personagens. A família de cinco, a presença da avó, as vizinhas, as expressões utilizadas, o constante exercício de esticar o dinheiro das famílias. Mesmo nascendo quase uma década depois e vivendo a infância sobretudo na década de 80, tudo aquilo para mim é muito verosímil.

Sem comentários:

Enviar um comentário