Creio que uma das grandes vantagens do mestrado será impor-me um método de trabalho organizado e obrigar-me a cumprir os passos e objectivos estipulados, não deixando para amanhã o que podia ter sido feito ontem.
29.2.08
28.2.08
Simone de Oliveira
27.2.08
26.2.08
Compromisso com um projecto
É tão, pura e simplesmente, uma questão de respeito. E para sermos respeitados nas nossas escolhas e limitações, há que muito humilde e maduramente respeitar as escolhas e os compromissos alheios. Para bem de todos.
25.2.08
O Outro Lado
Por quanto, quanto tempo escorregarei
Divide o meu lado eu não
Não acredito que seja mau
Cortar a garganta
É tudo o que sempre
Pensei e puxei o passado
Uma vez sabido que nunca se regressa
Tenho de ir para o outro lado
Um cemitério onde caso com o mar
Coisas estranhas nunca me mudaram
Tenho de leva-lo para o outro lado
Leva-o para o outro lado
Leva
despejo a minha vida num copo de papel
o cinzeiro está cheio e entorno os meus órgãos
ela quer saber se ainda sou ordinária
Tenho de ir para o outro lado
Uma candidata à minha sangrenta
Puxa o gatilho e derruba o fio
Tenho de leva-lo para o outro lado
Leva-o para o outro lado
leva
Queima-me deixa-me no outro lado
Grito e digo não é meu amigo
Despedaço, despedaço
E depois renasce
24.2.08
Manderlay
Realizado por Lars Von Trier, este filme marca um reencontro com a heroína Grace de Dogville e com o mesmo conceito: um cenário inexistente e marcado apenas por um mínimo de adereços. Este segundo episódio na vida de Grace é uma interessante dissertação sobre liberdade e escravatura e coloca uma questão pertinente: está realmente a sociedade pronta para aceitar o outro como seu igual?
23.2.08
22.2.08
21.2.08
Workshop Semântico #16
Após o ataque, o ofídio assume uma postura anastática enquanto observa a vítima reagir ao antigeno.
Exercício 2
A Sra. Dolores ainda é dos tempos do antigamente. As novas tecnologias ainda não chegaram ao seu quotidiano, por isso calmamente faz as suas reproduções anastáticas das suas velhas fichas sobre a vida animal. Neste caso sobre ofídios e os seus antigenos.
20.2.08
19.2.08
Câmara Clara #1
Uma parte interessante do debate foi a abordagem ao ensino da música, seja ele genérico, seja especializado. Quanto ao primeiro, salientou-se a necessidade de fomentar nos jovens mais o gosto pela música e os seus vários géneros, que o seu conhecimento propriamente dito. Quanto ao ensino especializado integrado, ou seja, efectuado num espaço único em paralelo com disciplinas académicas, salientou-se que é uma experiência que já foi feita em várias escolas e deve ser analisada e talvez aumentar o número de escolas que pratiquem este sistema, que não deve ser estendido a todo o número de escolas, pois corre-se o risco de uma drástica diminuição de qualidade. No entanto, o ensino supletivo, ou seja, numa escola diferente da que ministra as disciplinas académica, tem muitas vantagens, sobretudo o enriquecimento pessoal que advém da experiência de dois mundos diferentes.
18.2.08
fim de semana de chuva
17.2.08
Palavras #62 a 64
Antígeno - do Fr. antigène antí, contra + genos, origem. s. m., Med., substância nociva ao organismo (toxina, parasita, etc. ) que estimula a produção de anticorpos específicos.
Anastático - do Gr. anastatikós, próprio para fazer levantar. adj., relativo à anástase; qualificativo do processo químico de reproduzir textos ou desenhos impressos; adstringente.
Ofídio - do Gr. óphis, cobra + eîdos, forma. adj., semelhante a serpente; s. m., Zool., (no pl. ) ordem de répteis de epiderme escamosa, que abrange as cobras e as serpentes; Ictiol., (no pl. ) género de peixes ápodes.
16.2.08
Sedução, conspiração
Durante a ocupação japonesa de Xangai durante a II Guerra Mundial, uma jovem universitária é persuadida a tornar-se amante de um alto dirigente dos serviços secretos do governo japonês com o objectivo de o liquidar. Mas este processo de sedução e conspiração não será tão simples e ninguém sairá impune.
É curioso observar tanto o título português, como o inglês e as suas diferenças de significado. Também seria curioso compara com o original, mas tal é-me impossível. Assim, temos Sedução, conspiração versus Lust, Caution (Luxúria, Cautela). Temos uma sedução calculada e cautelosa que se permite a momentos extremos de luxúria, pois só assim as barreiras caem e se superam defesas. Outros jogos de palavras seriam também interessantes, como: Sedução, Cautela, que sugere uma interpretação mais suave, e Luxúria, Conspiração com uma conotação mais intensa.
14.2.08
O que queria era que desses algum passo em direcção a mim, como que aceitando o que poderíamos ter sido.
Mas, se o deste, minei-o com a minha insegura necessidade de demonstrar que não me afectas-te. Foi uma imatura reacção que me ficou atravessada na garganta e agora finalmente saiu.
E criou uma barreira de silêncio.
Quem sabe, expurgada que agora está a minha mágoa, numa próxima oportunidade me ria da tontearia que tudo isto é.
13.2.08
Michael C. Hall
Um actor americano de televisão é considerado sortudo quando consegue protagonizar uma série de sucesso. Protagonizar duas é, digamos, um feito pouco comum. Mais ainda se em ambos os casos as personagens forem óptimas.
Este é o caso de Michael C. Hall que interpretou um agente mortuário gay em 7 Palmos de Terra e agora é Dexter, um serial killer by night e especialista forense by day.
Podemos pensar que igual sorte teve Peter Krause que interpretou o seu irmão em Sete Palmos de Terra e agora protagoniza Sexo, dinheiro e Poder. No entanto, as suas personagens são diferentes e menos marcantes.
12.2.08
Estranhos Perfumes, Marie Darrieusseqc
11.2.08
Não sonhes que Acabou
Tenta captar o dilúvio num copo de papel
Há uma batalha em frente, muitas batalhas estão perdidas
Mas nunca verás o fim do caminho
Enquanto viajares comigo
Não sonhes que acabou
Quando o mundo aparece
Vem, vem
Para construir uma parede entre nós
Sabemos que não vencerá
Agora reboco o carro, há um buraco no tecto
As minhas posses causam-me suspeita mas não há provas
No jornal de hoje histórias de guerra e desperdício
Mas viras imediatamente para a página de televisão
Agora caminho de novo ao ritmo do tambor
E conto os passos para a porta do teu coração
Apenas sombras em frente que mal descobrem o telhado
E deixam conhecer o sentimento de liberdade e desprendimento
10.2.08
9.2.08
Workshop Semântico #15
Exercício 1
Pegou na cógula deposta sobre o escabelo e seguindo os quejandos do seu sucessor, aprontou-se. Era hora do teste final.
Finalmente, um silêncio desejado. Sentia um cansaço que lhe toldava todos os possíveis impulsos de movimento. Quedou-se sentado no escabelo com os braços apoiados no móvel. Tentava assim não desabar-se no chão. Nem a cógula se aventurava a tirar, tal o esforço que esse movimento implicaria.
7.2.08
Fotos do Fogo
Do grupo de actores, todos amadores, destacam-se sobretudo Daniela Oliveira e Luís Mendes. Fosse o grupo mais coeso, mesmo a nível de representação, e o espectáculo seria melhor.
5.2.08
As Pontes de Madison County, Robert James Weller
As Pontes de Madison County transportam-nos não para o local do título, mas para um desses lugares estranhos, na sua maioria incompreensíveis, que dão pelo nome de amor. Um amor maduro e tranquilo de quem já fez um percurso e sabe o que quer, mas também de quem sabe que a vida é feita de escolhas. Um amor redentor que desperta com uma troca de olhares e cresce por silêncios e palavras ditas na medida certa. Um amor de compreensão mútua e ciente da sua finita perfeição. Um amor ancestral que de reencontro cósmico de partículas de cinza.
…
Este amor faz-me recordar África Minha pela maturidade de sentimentos. Pelo reconhecer que quando se ama o outro pelo que este é, não se lhe pode impor regras ou exigir mudanças, sob pena de que estas minem um sentimento tão completo.
…
O que esta história tem de extraordinário é o facto de poder acontecer a qualquer pessoas a meio da sua vida. Quando menos se espera, encontrar alguém que nos reconhece no fundo da alma. Faz-me questionar quantas das mulheres que conheço terão tido a sorte de tal sentimento. Terá a minha mãe?
4.2.08
3.2.08
Palavras #59 a 61
Escabelo - do Lat. Scabellu, s. m., banco com costas, comprido e largo, cujo assento serve de tampa a uma caixa formada pelo mesmo móvel; banco pequeno para pôr debaixo dos pés.
Cogula - do Lat. Cuculla, s. f., túnica larga usada por religiosos; casula.
Quejando - do Lat. Quidgenitu, adj., da mesma natureza ou qualidade; que tal.
2.2.08
O Prenúncio das Águas, Rosa Lobato Faria
Rio de Anjo é uma pequena aldeia que será submersa pelas águas de uma barragem (um sacrifício em prol do progresso) e que se vê fisicamente transplantada para um novo local. Mas esta mudança não é pacífica, pois a identidade de um lugar faz-se não só das casas e das pessoas, mas também da sua história e dos seus mitos fundadores e a mudança física interfere na magia própria de cada local, pois aniquila a sua identidade.