Não te leves demasiado a sério, mas leva a sério o mundo.
Gonçalo M. Tavares, in Visão
Só… em silêncio… mesa posta numa sala vazia
Rapariga… violinos… centro da sua atenção
A mãe lê alto, a criança tenta compreender
Tenta faze-la orgulhosa
As sombras caem, dentro da sua mente
Sala pintada… não se pode negar haver algo errado
Não me chames filha, não é apropriado
A fotografia mantida recordará
Não me chames…
Ela segura a mão que a mantém em baixo
Ela… erguer-se-á
As sombras caem
Daughter, Pearl Jam
O seu olhar de ouropel não ofuscava a impigem que invadia a alvaiade da sua tez.
Exercício 2
Caída no chão, a arca esparramou o seu conteúdo de ouropel, formando montículos sobre a tapeçaria de alvaiade. A profecia cumpria-se e o chão agitava-se com imprevistas impigens.
Apesar de no cinema maistream as relações sexuais serem a regra, a homossexualidade tem sido cada vez mais abordada nos últimos anos, sendo sintomática quer da maior aceitação por parte da sociedade, quer também contribuindo para a mesma. No entanto, interpretar estas personagens é ainda um enorme desafio, tanto mais quanto o realizador optar por cenas mais arrojadas, como é o caso deste filme. Mas se o desafio é grande, também é plenamente atingido. E o grande trunfo do filme são realmente as interpretações e a sensibilidade da realização, que nos fazem acompanhar dois homens numa luta constante entre o seu desejo e sentimentos naturais e a incapacidade da sociedade em os aceitar. Dois homens que além de se consumirem, arrastam vítimas involuntárias para a sua dor.
Ouropel - do Prov. Auripel, s. m., lâmina fina e brilhante de latão, que imita o ouro; ouro falso; fig., falso brilho; aparência enganosa; aparente esplendor; estilo pomposo que envolve a pobreza de ideias.
Alvaiade - do Ár. albayad, brancura, s. m., carbonato de chumbo, de cor branca ou amarelada.
Impigem - do Lat. Impetigine, s. f., erupção cutânea, semelhante ao herpes.
Foi concebida pelo egiptólogo Jean Paul Cogneau, coordenador de projectos especiais do Museu do Cairo, com o objectivo de consolidar o museu como o maior e mais especializado na área das escritas antigas. Foi talvez um dos projectos de maior envergadura nesta área tão profícua, pois permitiu concentrar várias informações e fontes dispersas, bem como torna-las acessíveis a vários profissionais. o seu desenvolvimento foi feito em colaboração com o Museu Britânico, o governo francês e a Biblioteca de Alexandria.
A sua construção e desenvolvimento inicial demorou mais de três anos, com a definição de um registo pormenorizado de várias características dos caracteres e símbolos identificados até ao momento. A posteriori foi possível analisar semelhanças com vários documentos e estabelecer autorias até então não atribuídas, bem como até perceber características de várias escolas de artífices e, inclusive mapear trajectos de alguns escribas. Veio facilitar o trabalho dos especialistas e avançar alguns dos estudos existentes, bem como corroborar ou invalidar certas teses. Tem sido até possível detectar algumas falsificações.
Mas vejo as tuas verdadeiras cores brilharem
Vejo as tuas verdadeiras cores
Por isso te amo
Não tenhas medo de demonstrares
As tuas verdadeiras cores
São belas como um aro-iris
Mostra-me o teu sorriso
Não sejas infeliz
Não recordo
A tua última gargalhada
Se este mundo te enlouquece
E já não aguentas mais
Chama-me, que lá estarei
True colours, Cindy Lauper
Tenho muita curiosidade para saber os valores da transferência.
Exercício 1
Abriu a porta e saiu. Estancou no alpendre e enquanto perdia o olhar nas montanhas do horizonte sentiu o frio de um vento alisado arrepanhar-lhe os ossos.
Dizem que o frio enrijece os nervos, mas aqui parece mais paralisa-los.
Nunca foi de jaez ociosa, mas nestas manhãs mais lhe apetecia recolher ao calor da sua cabana e não apenas retornar quando a noite se anunciava já há muito tempo com a pele massacrada de frio e denotando um certo livor.
Exercício 2
Pobres Animais! Só pele e osso e várias feridas provocadas pelo jaez. Já quase nem pelo têm, apenas uma pele baça alisada em certa partes pelo aparelho. Ainda assim, avançam vagarosamente no livor do caminho.
Alisado - adj., tornado liso; amaciado; diz-se do vento que nas regiões tropicais sopra regularmente de leste para oeste; ventos alísios.
Jaez- do Ár. Jahãz, s. m., aparelho e adorno para bestas; fig., qualidade; índole; carácter; modo; espécie.
Livor - do Lat. Livore, s. m., lividez.
E a RTP tem explorado o filão como nunca o tinha feito antes. Não recordo outro programa que tenha tido tantos best of e repetidos várias vezes. Até para quem gosta se tornava um pouco repetitivo. E mesmo o programa de final de ano teve direito a making of.
Creio que o descanso é merecido e um passo bastante lúcido para evitar o cansaço do público. Aguardaremos pela continuação ou por um novo projecto.
Primeiro, há que dispor uma folha de papel vegetal sobre a pedra. Depois, com um carvão suave, decalca-se todos os símbolos nela contidos. É uma fase que deve ser feita com calma, mas, dependendo do grau de dureza da pedra, não requer nenhuma especificidade mais complexa. É claro que não pode existir nenhuma deslocação do papel, para que os decalques não se sobreponham.
A fase seguinte é mais simples com a ajuda das novas tecnologias. Procede-se à digitalização da dita folha. O tempo de espera serve para descontrair os músculos, mas enquanto isso, o nosso cérebro vai já reconhecendo alguns traços e fazendo algumas ligações.
Acabada a digitalização, procede-se ao isolamento dos caracteres, que posteriormente serão introduzidos na base de dados e comparados com os já existentes.
É ingenuidade pensar que apesar do cancelamento desta edição se fará a próxima. As ameaças que minaram esta edição far-se-ão sentir para o ano e se necessário com mais força e a segurança de uma primeira batalha vencida.
Para quem o Dakar era um sonho, vai continuar a sê-lo, mas agora com a certeza da sua inconcretização.
Para a organização e os promotores envolvidos o desafio será encontrar um novo cenário igualmente aliciante. Quanto à segurança, já não há lugares seguros no mundo. Uma ameaça é válida em qualquer lugar e não há volta a dar. Mas acredito que vários países árabes se ofereçam para receber a prova. Países do petróleo que há já vários anos têm apostado na indústria do turismo e que devido ao seu poder económico possam garantir alguma segurança. Essa seria a minha aposta para a continuidade da prova. A ver vamos.
Neste filme, há uma eterna criança que apenas procura a aceitação do pai e se isola do mundo e das pessoas. Para tal, constrói um mundo auto-suficiente em o chocolate é a matéria-prima para todas as fantasias e possibilita todas as concretizações.
Terry jones, mais conhecido como um dos membros dos inigualáveis Monthy Pithon, veio a Portugal para encenar os seus contos “Evil Machines” com a música de Luís Tinoco e, assim, dar vida a estas máquinas revolucionárias no Teatro São Luiz, ,.
Aproveitando a sua estadia em terras lusas, quase todos os media nacionais aproveitaram para entrevista-lo. Um dos primeiros a fazê-lo foi a SIC Notícias pela mão de Nuno Rogeiro e Martim Cabral, normalmente mais dedicados a questões políticas e geo-estratégicas. Poderia parecer algo descabido, não fosse a grande consciência política deste senhor, que demonstrou um grande pragmatismo e lucidez face a questões como armamento e terrorismo. Foi muito interessante ver esta faceta mais desconhecida para mim.