Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

26.1.08

Brokeback Montain

A RTP aproveitou para emitir novamente este filme em “rescaldo” da morte recente de Heath Ledger e, como ainda não o tinha visto, tive a oportunidade de o fazer. No entanto, foi-me impossível não sentir durante a sua exibição a sensação de perda de um grande intérprete ainda com muitas provas a dar.

Apesar de no cinema maistream as relações sexuais serem a regra, a homossexualidade tem sido cada vez mais abordada nos últimos anos, sendo sintomática quer da maior aceitação por parte da sociedade, quer também contribuindo para a mesma. No entanto, interpretar estas personagens é ainda um enorme desafio, tanto mais quanto o realizador optar por cenas mais arrojadas, como é o caso deste filme. Mas se o desafio é grande, também é plenamente atingido. E o grande trunfo do filme são realmente as interpretações e a sensibilidade da realização, que nos fazem acompanhar dois homens numa luta constante entre o seu desejo e sentimentos naturais e a incapacidade da sociedade em os aceitar. Dois homens que além de se consumirem, arrastam vítimas involuntárias para a sua dor.

1 comentário:

  1. Gostei imenso desse filme,pois aborda a temática da homossexualidade duma forma tocante. É impossível ficar-se indiferente ao conflito interior das duas personagens principais...

    ResponderEliminar