Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

31.10.13

O Amor nos Tempos de Cólera (2007)

Não tenho grandes recordações da leitura do livro de Garcia MArquez, apenas que acompanhava o amor de um homem durante cerca de 50 anos e que só viria a ser consumado no ocaso da sua via. O filme é fiel à história e, com em quase todas as adaptações de livros, parece que falta sempre algo. No entanto, prima pela caracterização das personagens ao longo das décadas, em especial do protagonista masculino, interpretado irrepreensivelmente por Bardem.

Título original: Love in the Time of Cholera * Realização: Mike Newell * Argumento: Ronald Harwood, baseado no romance homónimo de Gabriel García Márquez * Elenco: Javier Bardem, Giovanna Mezzogiorno, Benjamin Bratt, Liev Schreiber, John Leguizamo, Fernanda Montenegro, Catalina Sandino Moreno, Hector Elizondo

30.10.13

Desmotivação profissional

Neste momento, falta-me motivação profissional. A incerteza sobre as orientações futuras para o meu serviço, o desgaste da falta de acompanhamento e apoio hierárquico imediato e a necessidade de trilhar novos caminhos e objectivos levam-me à completa desmotivação. Vejo-me unicamente a cumprir horários e requisitos mínimos, o que me deixa profundamente insatisfeita.
Infelizmente, não vejo perspectivas de uma mudança futura positiva e questiono-me diariamente sobre o que me prende a este serviço. A resposta é quase nada.

29.10.13

O aniversário do meu irmão Luís trouxe-me uma constatação penosa. No próximo Maio, já não terei a presença dos meus companheiros de aniversário.

28.10.13

Em Nome do Rei (2007)

Este é um daqueles filmes que nada traz de novo. Dá-nos a história do cerco a uma pequena vila medieval e como esta é salva por um agricultor, que ao procurar vingar a morte do filho e recuperar a mulher raptada, se torna o herói local. Nem o elenco de luxo se torna suficientemente apelativo para mais uma história de vilões, maldições e bruxarias.

Título original: In the Name of the King: A Dungeon Siege Tale * Realização: Uwe Boll * Argumento: Doug Taylor e Jason Rappaport * Elenco: Jason Statham, Ron Perlman, Leelee Sobieski, John Rhys-Davies, Claire Forlani, Matthew Lillard, Burt Reynolds e Ray Liotta

27.10.13

Pecado Original (2001)

Um homem abastado é seduzido por uma enigmática mulher. A sua volatilidade e inconstância levam-no a uma viagem sentimental de ciúme, intriga, obsessão e engano.

Título original: Original Sin * Realização e Argumento: Michael Cristofer, baseado na obra de Cornell Woolrich * Elenco: Antonio Banderas, Angelina Jolie, Thomas Jane

26.10.13

Magic Mike (2012)

O que dizer deste filme? É um desfile pitoresco de corpos masculinos seminus e torneados. Tudo o resto (o enredo de cinderela no masculino, a realização, as interpretações) não são suficientemente marcantes. Um ponto alto? Só mesmo a irrascível personagem/interpretação de McConaughey.

25.10.13

Fúria de Titãs (2012)

A mitologia clássica volta a servir de inspiração numa história que prima pelos efeitos visuais e em que o elenco fica aquém das suas capacidades interpretativas. Desta feita, temos a história do bravo Perseus que se aventura no submundo para salvar o seu pai, Zeus, das mãos de Hades, Ares e Cronos, e assim salvar a humanidade.

Título original: Wrath of the Titans * Realização: Jonathan Liebesman * Argumento: Dan Mazeau e David Johnson * Elenco: Sam Worthington, Liam Neeson, Rosamund Pike, Ralph Fiennes, Bill Nighy

24.10.13

Arquivo intermédio

Designa a produção documental já desnecessária em fase administrativa, mas necessária para estudo de antecedentes de procedimentos administrativos (em curso).

23.10.13

Novo executivo camarário

Presidente da Câmara Municipal de Sintra
Basílio Adolfo de Mendonça Horta da Franca

Pelouros:
- Departamento de Ambiente
- Gabinete de Apoio à Inovação e às Empresas
- Departamento Urbanismo
- Departamento Obras municipais
- Gestão do espaço público
- Polícia Municipal
- Protecção Civil
- Relações internacionais
- PDM (Plano Diretor Municipal)
- Departamento Património

Vereadores para o quadriénio 2013-2017

Vice-Presidente
Vereador Rui José da Costa Pereira
- Departamento de Educação, Cultura, Desporto e Juventude
- Departamento de Turismo, Relações Internacionais e Comunicação (com exceção da área material respeitante às Relações Internacionais e Comunicação)
- Divisão de Informática, Redes e Comunicações
- Divisão de Conservação e Manutenção de Edifícios Municipais

Vereadora Maria da Piedade de Matos Pato Mendes
- Departamento de Recursos Humanos
- Divisão de Contabilidade e Controlo Orçamental
- Divisão de Planeamento e Controlo de Gestão
- Divisão de Contratação Pública, unidade orgânica que integrará o Departamento de Administração Financeira e Patrimonial
- Divisão de Oficinas

Vereador Eduardo Jorge Glória Quinta Nova
- Departamento de Assuntos Jurídicos e Administrativos
- Departamento de Acção Social e Habitação, assim como todas as Divisões nele integradas
- Gabinete Municipal de Apoio ao Munícipe e Auditoria

Vereador Luís Manuel Pires Patrício
- Serviço Municipal de Informação ao Consumidor
- Gabinete Médico-Veterinário
- Divisão de Trânsito e Mobilidade Urbana, unidade orgânica que integrará o Departamento de Obras Municipais

Vereadora Paula Sofia Barreirão Neves
- Serviço de Iluminação Pública e Eletricidade, unidade orgânica que integrará o Departamento de Ambiente, Serviços e Gestão Urbana
- Área temática respeitante aos Fundos Comunitários, no contexto das atribuições funcionais do Departamento de Administração Financeira e Patrimonial

Vereador Pedro Manuel da Costa Ventura
- Divisão de Licenciamento das Atividades Económicas e Gestão de Mercados

Vereador Marco Paulo Caldeira de Almeida
Vereador Paulo Jorge Jacinto Veríssimo
Vereadora Maria Paula Gomes Pinto Simões
Vereador José Pedro Dias e Cunha Matias da Silva

22.10.13

Lenço de Gilwell e Colar de Contas

O Parque de Gilwell e o Curso da Insígnia de Madeira trouxeram ao Escutismo uma série de símbolos, entre os quais: o lenço, a anilha e o colar de contas.


O lenço
lenço.JPG
O chamado 1º Grupo de Gilwell e o respectivo lenço foram criados em 1921. Fazem parte deste grupo, por tradição, todos os dirigentes, de todo o mundo, portadores da Insígnia de Madeira. Os primeiros lenços foram de cor exterior cinzenta (cor da humildade) e interior rosa-vermelho, pertença do parque de Gilwell, passando a usar todos um lenço igual, independentemente da posição que ocupassem no escutismo. No final do curso, os lenços eram devolvidos ao parque. Posteriormente, o cinzento exterior foi substituído por um tom bege-areia, não havendo registo de quando passou a ser usada esta cor. O tartan é propriedade registada do clã Maclaren. O seu uso é permitido apenas no lenço de Gilwell e não pode ser usado para outro fim.

O colar
Gilwell (16).gif
Originalmente, B-P tinha pensado em oferecer aos formandos do curso dois pendões para o chapéu, à semelhança do que os oficiais americanos usavam. Entretanto, enquanto vasculhava nas recordações que tinha trazido de África e da Índia, encontrou um colar com contas de madeira, tendo optado por estas. O uso das contas num colar, usando um atilho de couro, permitiria aos seus portadores usá-las em todas as circunstâncias. A ideia do atilho e do colar poderá ter tido origem noutra recordação que B-P trouxe de África.


Colares com mais de 4 contas
contas-6-baden-powell.jpg
Quando os primeiros países estrangeiros começaram a ministrar os seus próprios cursos de Insígnia de Madeira, os directores desses cursos eram nomeados representantes do Parque de Gilwell nos seus países, usando um colar com cinco contas, uma suposta tradição lançada por B-P. O próprio B-P usava um colar com seis contas. O outro colar de seis contas que surgiu foi oferecido por B-P a Sir Percy Everett, que o auxiliou desde os primeiros dias do escutismo e esteve directamente ligado à formação de dirigentes. Em 1949, Everett entregou o seu colar de seis contas ao Chefe de Campo do Parque de Gilwell, John Thurman, para ser usado pela pessoa responsável pela formação de adultos em Inglaterra, tradição que se mantém ainda hoje.

21.10.13

A Pesca do Salmão no Iémen (2011)

Os projectos aparentemente impossíveis só são concretizáveis quando reunidos os sonhos e aspirações de pessoas improváveis. Só essas pessoas dão sentido a tais projectos. É esta a premissa deste filme que nos deixa com uma satisfatória esperança de que tudo é quase possível, tenhamos nós as pessoas certas ao nosso lado.

Título original: Salmon Fishing in the Yemen * Realização:  Lasse Hallström * Argumento: Simon Beaufoy, baseado no livro homónimo de Paul Torday * Elenco: Ewan McGregor, Emily Blunt, Amr Waked, Kristin Scott Thomas

20.10.13

Paranóia (2007)

Como resumir este filme? Janela Indiscreta revisitado para um público adolescente.
Um jovem, em prisão domiciliária, repara nas estranhas movimentações do seu vizinho e convence-se que este é um serial killer responsável pela morte de várias raparigas.
Filme interessante, coerente e ritmado, bem servido por LaBeouf e pelo sempre irrepreensível Morse, como vilão.
Título original: Disturbia * Realização:
D.J. Caruso * Argumento: Christopher Landon e Carl Ellsworth * Elenco: Shia LaBeouf, Sarah Roemer, Carrie-Anne Moss, David Morse, Aaron Yoo

19.10.13

Julie & Julia (2009)

Em 2002, a blogger Julie Powel enceta o projecto de fazer todas as receitas do primeiro livro da famosa chefe americana Julia Child e, durante um ano, descreve as sus impressões num blogue que rapidamente granjeia inúmeros leitores e, Mais tarde, um convite para editar o blogue em livro. Este filme é o resultado do blogue e do livro, intercalado com a história do início da carreira gastronómica de Child.
É-nos dado o retrato de duas mulheres em épocas e contextos sociais diferentes que encontraram o seu elemento na culinária e como elemento lhes permitiu atingir o reconhecimento pessoal que ambas almejavam.
É um filme bem disposto, mas que parece demasiado caricatural da figura de Child e de inverosímil final feliz. Suscitou-me sentimentos contrários, talvez porque não me sinta capaz de encetar um projecto deste tipo, mas, como qualquer blogger, gostaria que o meu também fosse reconhecido, o que me levou à constatação de que este meu registo é demasiado pessoal e diverso para conquistar um público especifico. E a ter de restringir-me a um tema de escrita, qual seria?

Argumento & Realização: Nora Ephron, baseado no livro de Julie Powell * Elenco: Amy Adams, Meryl Streep, Chris Messina, Stanley Tucci, Jane Lynch

18.10.13

Prometheus (2012)

Um grupo de cientistas dirige-se a um planeta remote para investigar o consideram poder ser a origem dos criadores da raça humana. Mas as suas descobertas levam-nos não só a lutar pela sua sobrevivência, mas também a de toda a espécie humana. Considerada a prequela de Alien – o 8º Passageiro, tem à frente do projecto o realizador de sempre Ridley Scott, que prepara já um Prometheus 2, e a história continua a ser contada na perspectiva de uma heroína com um instinto de sobrevivência a toda a prova.

17.10.13

Guia para um Final Feliz (2012)

Uma das mais interessantes definições com que me deparei para esse sentimento tão inexplicável é que o amor é encontrarmos pessoas estilhaçadas que precisam quem as une. E esta parece definir o tom deste Guia para um final Feliz. Pat, um ex-professor em recuperação de um surto psicológico na sequência de uma traição matrimonial, encontra Tyffany, uma jovem viúva que tenta fazer o seu luto através de relações inconsequentes. Juntos vão suavizar as suas feridas e estabelecer uma tão necessária estratégia para a felicidade. É um filme interessante, em que Cooper e Lawrence se aventuram em personagens fora do seu registo habitual, e nos faz pensar, uma vez mais, na (des)funcionalidade das relações e em como são as suas imperfeição que as tornam únicas.

Título original: Silver Linings Playbook * Realização & Argumento: David O. Russell, baseado na obra homónima de Matthew Quick * Elenco: Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert De Niro, Chris Tucker, Julia Stiles

16.10.13

O meu coração poderia ser teu. Tivesse eu a esperança de o recuperar de entre os escombros do passado.

15.10.13

Gerir pessoas

Ando a aprender a gerir pessoas e começo a saber reconhecer conhecimentos e competências técnicas, bem como comportamentos e atitudes que mais se adequam às tarefas e objectivos a concretizar.
Mas tenho ainda de desenvolver uma voz mais activa e incisiva no momento das acções, ainda me tolhe uma insegurança relativamente a consequências que me impede de agir da forma que considero mais correcta.

14.10.13

Chamadas de atenção

Ninguém gosta de ser chamado à atenção. Mas a verdade é que todos erramos, mesmo que não intencionalmente, e os nossos erros têm consequências, cada vez mais complexas, sem escapatórias e com custos envolvidos.

11.10.13

Os 7 pilares do escotismo

Vida em pequenos grupos;
Enquadramento simbólico;
Progressão pessoal;
Contacto com a natureza;
Apoio de adultos;
Aprender fazendo;
Lei e promessa.

10.10.13

Orientação

coordenada - azimute - escalimetro - carta topográfica - direcção - milimetro - norte - bussóla - ponto de origem - graduação - distância - meridiano - ponto de chegada - metros

8.10.13

Curso de Dirigente de Divisão

Hoje, iniciei uma nova forma escotista: o Curso de Dirigente de Divisão, vulgo CDD. Especifico para a Tribo de Escoteiros, que estarei a acompanhar este ano, e cujas aprendizagens e reflexões irei registando no futuro próximo.

7.10.13

Ser dirigente ...

... é um desafio diário. Surgem constantemente situações, intencionais ou não, que requerem um parecer, uma decisão, uma actuação. Depois existem as diversas responsabilidades, perante superiores hierárquicos, equipas de trabalho, colegas e publico, e a por vezes difícil percepção de onde começa ou termina exactamente a nossa área de acção.

É um navegar constante fora de uma zona de conforto.

6.10.13

Graus de exigência

Quando nos é constantemente exigido menos que o mínimo, nunca podermos ascender à grandeza.

5.10.13

non, je ne regrette rien, Edith Piaf

Non, rien de rien, non, je ne regrette rien
Ni le bien qu`on m`a fait, ni le mal
Tout ca m`est bien egal
Non, rien de rien, non, je ne regrette rien
C`est paye, balaye, oublie, je me fous do passe

Avec mes souvenirs j`ai allume le feu
Mes shagrins, mes plaisirs,
Je n`ai plus besoin d`eux
Balaye les amours avec leurs tremolos
Balaye pour toujours
Je reparas a zero

Non, rien de rien, non, je ne regrette rien
Ni le bien qu`on m`a fait, ni le mal
Tout ca m`est bien egal
Non, rien de rien, non, je ne regrette rien
Car ma vie, car me joies
Aujourd`hui ca commence avec toi

Adão Iturrusgarai

4.10.13

A vitimização no álcool

Qualquer viciado encontra e desenvolve a capacidade de justificar o seu vicio através da vitimização. Ao afastar ou transpor para outros a culpa ou razão dos seus actos torna-se inevitavelmente a vitima das circunstâncias, das companhias, das situações, do contacto. You name it…
Então, todas as suas falhas são desculpáveis perante as falhas dos outros, que como não são perfeitos, também não podem pedir a perfeição alheia.

3.10.13

Coligações partidárias pós-eleitorais

Em rescaldo de eleições autárquicas e na sequência da grande adesão do eleitorado aos candidatos independentes, surgem as coligações partidárias pós-eleitorais com objectivo dos partidos governarem as câmaras em maioria. Sintra é um destes exemplos e a situação suscita-me algumas questões.
Se voto num partido ou candidato ou cabeça de lista é porque reconheço neste(s) uma determinada ideologia e/ou capacidade. Então que expressão tem o meu voto se o sentido deste é anulado por uma posterior coligação na qual não votei? Será que posso pedir o meu voto de volta?
Não estou aqui a confirmar ou a divulgar qualquer sentido de voto pessoal, mas sim o meu descontentamento por este modo de actuação que põe em causa o meu e os demais votos da população, seja estes ideológicos ou pessoais. Mas quero perceber, enquanto cidadã, o que posso fazer quanto a esta situação?

2.10.13

Caro Sr.,
Ninguém está livre de ficar indisposto e cada um trata a sua indisposição da forma que considera melhor.
O que é lamentável é que a sua indisposição o tenha levado a esquecer os seus filhos. Não só os deixou sem avisar qualquer elementoresponsável, como não atendeu qualquer das nossas tentativas de contacto. E quando regressou, ainda visivelmente indisposto, passou por nós e pelos seus filhos sem dizer uma única palavra. Será que os viu sequer? Se não os viu é lamentável e se os viu ainda mais lamentável é. Se quer pedir desculpas a alguém, terá de o fazer aos seus filhos.
Nós apenas lamentamos que o dia, durante o qual nos ajudou imenso, tenha acabado como acabou. Esta situação foi uma lição que nos fará tomar algumas decisões em direcção relativamente à imposição de regras na participação de pais e encarregados de educação em actividades, que serão dadas a conhecer em momento e local oportuno.
De momento, não há mais a dizer sobre o assunto, mas se me é permitido um conselho pessoal: pense nos seus filhos antes de se "encharcar" de novo.
Atentamente,
ASB
 

1.10.13

Tarzan II (2005)

Após a adaptação em animação das aventuras de Tarzan ao cinema em 1999, os estúdios Disney voltam ao personagem, desta feitas às suas aventuras enquanto criança, para glaúdio da pequenada.

Realização: Brian Smith * Argumento: Jim Kammerud, baseado na personagem criada por Edgar Rice Burroughs * Elenco: Harrison Chad, George Carlin e Brad Garrett