Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois

Ler Ferreira de Castro 40 Anos Depois
Mais informações: www.cm-sintra.pt

20.5.11

Rakushisha, Adriana Lisboa

O que liga o poeta japonês Matsuo Basho a uma menina de sete anos no rio de Janeiro, 300 anos depois? A teia invisível feita pelos caminhos cruzados de quatro personagens, que se encontram e desencontram, algures entre o Brasil e o Japão, duas culturas aparentemente tão diferentes.

Guiada, tal como os personagens, pelos versos e diários de Matsuo Basho, Adriana Lisboa tem a mestria de se apropriar - e reflectir na sua obra - de elementos fulcrais da cultura nipónica – o fluir do tempo, a contemplação, o cerimonial – e, através da sua geografia, explorar as fronteiras interiores e externas dos personagens, numa transformação gradual e indelével, mas não acabada.

Este livro teve na sua origem a atribuição de uma bolsa de criação artística da Fundação Japão. Ao longo das suas páginas, acompanhamos a viagem de duas personagens brasileiras – uma delas de origem nipónica, mas sem qualquer ligação quer à cultura , quer à língua – que seguem os passos do poeta. Nessa viagem, ambos acabam por descobrir mais de si e das suas expectativas e ambições futuras, bem como aceitar e fazer as pazes com o passado.

Sem comentários:

Enviar um comentário